domingo, 11 de setembro de 2011

28 - Branding – o perigo dos rótulos / O sonho impossível!

Esse post não é sobre o neurocientista Miguel Nicolelis (sugiro uma pesquisa no Google para conhecer o importante trabalho que ele tem feito), mas esse pequeno vídeo é muito motivador e também casa com o que quero falar aqui: os perigos dos rótulos e das limitações internas e externas que podemos enfrentar, justamente por estarmos conectados com um único significado.




Esse cientista está acreditando em um sonho, aliás ele fala sobre o “sonho impossível”, na importância de continuarmos sonhando.  

Na verdade, eu quero apontar sobre os perigos de nos auto rotularmos, ou aceitarmos um rótulo imposto por outras pessoas.

Recentemente, falamos sobre a questão da identidade: “Como saber quem eu sou?”.

O rótulo tem o poder simplificador de definir uma pessoa em uma única palavra, ou em 5 ou 10 palavras. A verdade é que somos um universo de palavras, significados, história, e estamos sempre mudando, às vezes mudamos para pior, às vezes para melhor. Mas a condição de nossa existência é sempre a capacidade de mudar, de tomar novas decisões, de mudar o rumo, de reagir, de fazer acontecer, de criar.

Quando aceitamos um rótulo imposto, ou quando colocamos um rótulo em nós mesmos, estamos nos reduzindo. A vida já traz suas limitações e desafios. O que faremos com eles?

Às vezes paramos de sonhar, porque já sonhamos muito e não vimos a realização desses sonhos. Mas a essência do sonho é ver o impossível. Pessoalmente, creio que para isso é preciso ter fé. Como você pode ver algo que não existe? É preciso crer na possibilidade.

Que os seus bons sonhos sejam realizados!

Para meditar:

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.



Para responder:

  1. Qual o sonho que você considera “impossível”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário